CHARGES PARA TRABALHAR "EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO"

 COMO TRABALHAR!

CHARGE  é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.

Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.


 Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. ( wikipédia)

Se considerarmos a atual situação, onde prima-se pela diversidade de leituras, em alguns casos, como jornais, revistas e mesmo a internet, a charge é uma forma de se buscar a atenção, ou mesmo curiosidade, do leitor, utilizando a imagem com fins especiais e definidos pelo seu autor.

 Questiona-se: quais as características principais das charges e como ela produz seus efeitos de sentido?

ESTRATÉGIAS
  • Descrição das charges, com o máximo de detalhamento possível. 
  • Qual a importância das ilustrações nas charges?
  • Qual a importância da escrita nas charges?
  • Qual o objetivo das charges para vocês?
  • Você considera as charges um texto? Explique.
  • Todos os componentes do grupo interpretaram as charges da mesma forma? Todos entenderam a mesma coisa?
CHARGES  RETIRADAS DA INTERNET

PENSAMENTO DA SEMANA!



Frases para os pais refletirem.

Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.
J. Petit Senn




HISTÓRIAS PARA TRABALHAR " O PIOLHO"





ERA UMA VEZ O REI PARASITA MALAZARTES I

Malazartes era um piolho muito esperto, que habitava na cabeça de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo número um da água, do sabão e do pente.
Assim, iam vivendo! Malazartes que adorava a sujeira da cabeça do Luizinho, reinava absoluto. Todos os dias saía para uma longa caminhada, entre os cabelos despenteados do pobre Luizinho, que se coçava desesperado. A noite era uma maravilha para Malazartes, porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue da cabeça do garoto.
Certo dia, rei Parasita Malazartes I estava feliz da vida em seu trono. Gordo e cheio de vida, ria satisfeito . Sabem por quê? É que ao seu lado estava sentada a rainha Piolhinda, sua esposa. Sim! Malazartes havia se casado, e anunciava a todos do reino que queriam ter muitos e muitos filhos.
Voltemos nossos olhos agora, para Luizinho. Enquanto Malazartes engordava e procriava, o menino (coitado!) estava de fazer dó: pálido, abatido, com os olhos tristes, tão magro e adoentado, que não tinha mais vontade de brincar e nem estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma árvore, coçando a cabeça com ambas as mãos.
Um dia, a mãe de Luizinho, preocupada com o seu aspecto, levou-o ao médico, dr. Sabidus Limpatudo. Dr Sabidus olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era o mal. Receitou para Luizinho: muita água e sabão na cabeça todos os dias, pentear os cabelos três a quatro vezes com o pente fino e observar. Aconselhou à mãe, ao menor indício de coceira, olhar na cabeça da criança e, constatando a presença do parasita, retirá-lo e matá-lo.
E, assim ao chegar em casa, para azar do rei Malazartes, da rainha e de toda a corte, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro, cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem e, em seguida, passou pente fino, conforme havia sido receitado. Acabou, desta forma o reinado de Parasita Malazarte I, voltando a saúde para Luizinho.
Quem vê Luizinho hoje, nem o reconhece. É um menino feliz, gordo e corado, está sempre disposto a brincar e, na sala de aula, então, agora que está livre dos piolhos, está sempre atento às lições, conseguindo assim aprender sem dificuldades.
E vocês querem saber de uma coisa? Luizinho e sua mãe, ficaram tão contentes com o resultado, que saíram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola, como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, na comunidade onde mora Luizinho, foram exterminados os piolhos e vivem todos felizes e cheios de saúde. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a história de Luizinho e o Rei Parasita Malazartes I . (autor desconhecido)

Trabalho realizado pelas agentes de saúde em parceria com a escola sobre higiene e a problemática dos piolhos.


VISITA AO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA 3º ANO


Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental realizaram um passeio de estudos ao município, juntamente com suas professoras: Vanusa Donati e Márcia Galeazzi. O roteiro foi definido de acordo com as necessidades da turma: compreensão dos limites do município, o que é um distrito e a inter-relação entre área urbana e rural.

Sendo assim, visitaram o Distrito de Tamanduá, foram até a ponte de divisa dos estados SC e RS (já que Concórdia é uma das cidades de SC que está na divisa com outro estado).


Visitaram ainda a área industrial do município, em especial a empresa FAROL-SA, que trabalha com sub-produto (vísceras de frango), e o industrializa, transformando a matéria-prima em farinha de carne e óleo, reutilizados na fabricação de rações. A empresa mantém algumas filiais em outros municípios que produzem ainda farinha de pena, farinha de sangue e farinha de ossos, também utilizados depois como matéria-prima na industrialização de novos produtos, principalmente em rações.









Durante a visita conseguiram perceber a importância de empresas como a FAROL em utilizar produtos que  serviriam apenas como fator de poluição no meio ambiente,  realizar o reaproveitamento para fabricação de novos produtos.




Por fim, visitaram uma pequena propriedade rural, aonde
 puderam compreender   a relação existente entre agricultura
 e industrialização, além da interdependência existente entre elas.


Passaram ainda bons momentos, sentindo o prazer de compartilhar elementos da vida no campo.


















SUCATA COM ARTE - GARRAFAS PET


TRABALHO REALIZADO PELA PROFESSORA IVANIR DHAMER COM GARRAFAS PET E EXPOSTO NO ESPAÇO ESCOLAR.








CENTRO DE REFERÊNCIAS EM AÇÕES ECOPEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC

CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE REFERÊNCIAS EM AÇÕES ECOPEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CONCORDIA - SC

Esse projeto resulta de uma trajetória de construção coletiva na área ambiental, que iniciou no ano de 2008, na Escola Básica Municipal Eugênio Pozzo, , e teve como antecedentes várias ações, que foram ao longo do tempo se institucionalizando e ampliando para toda comunidade escolar e de seu entorno. A intenção de dar continuidade ao mesmo é demonstrar para todos que é possível haver desenvolvimento, qualidade de vida e conforto, aliados ao equilíbrio dos recursos naturais, através de práticas de sustentabilidade.
Os problemas ambientais decorrentes dos impactos pelas ações realizadas sem planejamento têm exigido da sociedade novas formas de organização baseadas no conhecimento das relações integradas entre o ser humano e a natureza.
O entendimento de práticas de sustentabilidade como ideia força, são pautadas por uma racionalidade ecológica. Nessa ótica, o planejamento e a implantação de ações estratégicas integradas por meio de um Centro de Referências em Ações Ecopedagógicas apresenta-se como uma proposição viável na pretensão de contribuir para realização de práticas de sustentabilidade que postulem uma releitura histórica da comunidade, através de conhecimentos capazes de habilitar seus membros a construir solidariedade e o exercício das práticas sociais que conduzam a novas formas de cidadania individuais e coletivas.
A proteção do meio ambiente é uma problemática que depende da mudança de hábitos da sociedade. Essa mudança depende cada vez mais de uma participação social cientificamente informada. Para tanto, o projeto de construção do Centro de Referencias em Ações Ecopedagógicas apresentará características peculiares, visando atender aos objetivos propostos, com um amplo e completo sistema de gestão de recursos naturais, como: hídricos, térmicos, de materiais, tratamento de resíduos, preservação de flora e fauna, entre outros a serem devidamente planejados com a busca de parcerias capazes de fornecer todo o suporte técnico – científico necessário á concretização do projeto.
Além disso, o projeto prevê a o desenvolvimento de eventos ambientais e culturais como palestras, seminários, oficinas, feiras, trilhas ecológicas, espaços pára exposições itinerantes, dentre outras, caracterizando-se como um espaço dinâmico e social.
Objetivos Específicos:
- Buscar recursos econômicos e parcerias para efetivar a construção de um centro de referências em ações ecopedagógicas, uma vez que existe uma área, devidamente disponibilizada e que conta com um espaço de preservação de flora nativa da região.
- Disponibilizar um espaço edilício que sirva como exemplo concreto de opções, alternativas e dinâmicas de tecnologias voltadas à sustentabilidade e à promoção da conscientização e da educação.
- Proporcionar conhecimento técnico cientifico em ecopedagogia, visando a formação e a capacitação de professores e alunos multiplicadores, para toda comunidade regional e demais interessados.
- Oferecer um espaço aberto a instituições e cidadãos, de modo dinâmico e interativo, com cunho educativo e cultural, disponibilizando para tanto uma equipe competente, qualificada e comprometida com as metas estabelecidas nesta proposta.

NOSSO MAIOR DESAFIO AGORA   É A CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS  PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO.


















ACEITAMOS SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES QUANTO A CAPTAÇÃO DE RECURSOS
FINANCEIROS PARA VIABILIZARMOS A EXECUÇÃO DO PROJETO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PROJETO LAJEADO FRAGOSOS


INICIOU-SE EM 2008 O PROJETO LAJEADO FRAGOSOS

O artigo 1º da Lei Federal nº 9795 de 27/04/99 citado por Dias (1993), define a Educação Ambiental como um processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 


LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS PROVOCADOS
 PELA FALTA DE MATA CILIAR DESDE A NASCENTE AOS
 MEADOS DO RIO LAJEADO FRAGOSOS.






VISANDO MINIMIZAR OS PROBLEMAS DA FALTA DE MATA
CILIAR EM 2009, FOI REALIZADO O PLANTIO, NUM TRAJETO
DE APROXIMADAMENTE 1.000 METROS DESDE A NASCENTE.






Agora em 2012, veja só como elas cresceram!




  E o melhor de tudo, prepararam o caminho para que
  outras plantas surgissem com elas.


















Com essa pequena reposição de plantas já observamos o surgimento
de outros seres vivos que não se via antes, como joaninhas, abelhas,
borboletas e pássaros que vieram e também estão dando sua contribuição
para a reposição da faixa ciliar.
" É pouco ainda, mas estamos fazendo a diferença". Professora Márcia Bet.

IMAGENS DO LAJEADO FRAGOSOS




Assista os vídeos educativos produzidos pelo CGI.br - Navegar é preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa - que de forma simples e divertida, informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, e oferecem dicas de como navegar com mais segurança na internet.