PALESTRA SOBRE EQUOTERAPIA NO DIA 15/10/13

A escola Eugênio Pozzo, em parceria com o Sr Álvaro Marcon, proporcionaram aos professores e funcionários uma palestra com atividades práticas sobre Equoterapia. De acordo com o Sr Álvaro  a equoterapia é uma equitação terapêutica e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde e educação. O seu principal objetivo é o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais.
Tendo também essa visão, a doutora Maísa Maffini complementa, no site http://suadieta.com.br/Materias/146/alimentacao/MAT_116:
“A equoterapia exige a participação do corpo inteiro. Em sessões de 30 minutos, uma ou duas vezes por semana, as crianças desenvolvem a coordenação motora, a auto-estima, a movimentação corporal e ainda participam de atividades lúdicas e brincadeiras de cunho pedagógico. Tudo com o auxílio de profissionais das áreas de saúde, educação e equitadores”.
O tratamento começa com uma sessão especial para que os profissionais, a criança e seus pais ou responsáveis se conheçam. Assim, é possível saber em detalhes porque esta terapia foi indicada e qual é o diagnóstico exato do paciente. Somente na segunda sessão a equipe inicia o contato da criança com o cavalo, que deve ser um animal mais velho, experiente e extremamente manso. Na maioria dos casos a empolgação por parte do novo praticante é enorme. Os resultados são perceptíveis já de uma sessão para outra e acompanhados com alegria pelos pais ou responsáveis.
          A equoterapia é indicada no tratamento de problemas posturais (lordose, escoliose, má formação da coluna, acidentes com seqüela, de fraturas, por exemplo), patologias neuromusculares, cardiovasculares e respiratórias, além de distúrbios mentais, hiperatividade, distúrbios sensoriais, ansiedade, estresse, doenças metabólicas, entre outros.































































Assista os vídeos educativos produzidos pelo CGI.br - Navegar é preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa - que de forma simples e divertida, informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, e oferecem dicas de como navegar com mais segurança na internet.