IMPORTÂNCIA DOS MAPAS EM NOSSAS VIDAS



A professora de Geografia, Edi Trindade, decidiu juntar teoria e prática para que seus alunos do 6º ano compreendessem a função dos mapas. Para que se tornasse compreensível aos alunos um assunto tão teórico, a professora desenvolveu um trabalho com desenhos representativos do caminho de casa para a escola. Cada aluno esboçou seu mapa com escalas e legendas para identificação dos itens presentes nesse trajeto.

Dessa forma puderam entender legendas, escalas gráficas e numéricas, ler e conhecer os diferentes tipos de mapas e a importância do Globo Terrestre, conhecendo e desvendando o espaço geográfico e o mundo em que vivemos. Os mapas são um instrumento indispensável para representar uma superfície plana.

Para trabalhar a escala cartográfica é necessário que a criança compreenda que esta nada mais é que aumentar ou reduzir o tamanho de um objeto em exatas proporções com o real. . Adotou para isso o trabalho com maquetes. Cada aluno deveria representar o seu quarto através de uma miniatura em maquete, utilizando caixas de sapato, de remédios e outros. Após, fizeram a exposição dos trabalhos em sala de aula, mostrando para o restante da escola os conhecimentos apreendidos.
























III MATEADA DA FAMÍLIA


Maquetes desenvolvidas pelo 4º ano matutino, contando a história da bicicleta


A história da bicicleta começa de fato com a criação de um brinquedo, o "celerífero", realizado pelo Conde de Sivrac. Construído todo em madeira, constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar. A máquina não tinha um sistema de direção, só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos. A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado de maneira muito precária por alguns metros.
Pelos desenhos existentes sabe-se que era muito pesada e rígida, e com o piso irregular das ruas e estradas de terra devia pular e socar o passageiro. Como não tinha freio e sistema de direção quem a experimentou descobriu o "prazer" do medo de um tombo ou colisão eminente e praticamente inevitável.

Após trabalharmos com a história da bicicleta e suas constantes mudanças e inovações, os alunos do 4ºano usaram toda sua dedicação e criatividade para elaborar maquetes mostrando o local que mais gostam de andar de bicicleta e reproduziram através de desenhos as diferença entre a bicicleta antiga e a bicicleta moderna.
  






















Assista os vídeos educativos produzidos pelo CGI.br - Navegar é preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa - que de forma simples e divertida, informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, e oferecem dicas de como navegar com mais segurança na internet.