Como lidar com o autoritarismo dos adolescentes

Como lidar com o autoritarismo dos adolescentes

Ajude seu filho a não ser autoritário - mas sem impedi-lo de ser um líder



Atitudes autoritárias são esperadas na fase da adolescência, conforme explica a psicóloga clínica Elisa Villela, mestre e doutora em desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). "A fase da adolescência é a fase dos questionamentos ao estabelecido. O jovem procura se afirmar estabelecendo diferenças entre ele e os pais ou educadores, para romper com seu status infantil, de maior dependência", diz Elisa. Segundo ela, essa é também a fase das causas radicais e do idealismo. "Este idealismo pode levar a um comportamento autoritário, principalmente se os pais (ou o ambiente social) não forem flexíveis às contribuições que o adolescente quer dar, ou seja, novas ideias, opiniões diferentes e questionadoras".



DE QUE MANEIRA O COMPORTAMENTO AUTORITÁRIO SE MANIFESTA ENTRE OS ADOLESCENTES?

COM QUE TIPO DE ATITUDES?


Adolescentes autoritários são aqueles que se comportam como "donos da verdade", muitas vezes ridicularizando as ideias dos pais e professores. "Em outras vezes, para se afirmar no grupo de amigos e assumir o lugar de liderança, o adolescente pode se comportar de forma autoritária, ou seja, não suportando ser questionado", diz a psicóloga clínica Elisa Villela, mestre e doutora em desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).

ADOLESCENTES AUTORITÁRIOS PODEM SE TORNAR AGRESSIVOS?



Sim. Os jovens que não são ensinados a saber esperar e que não aprendem a obedecer regras e limites são mais sensíveis às frustrações. Não suportam ser contrariados e nem questionados e, quando isso acontece, podem reagir negativamente, muitas vezes de forma agressiva. Quem tem baixa tolerância à frustração tende a reagir agressivamente, de forma a tentar controlar o ambiente ou a punir a pessoa que, a seu ver, está lhe fazendo sofrer, conforme explica a psicóloga clínica Elisa Villela, mestre e doutora em desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). É importante que os pais não aceitem as manifestações de agressividade dos filhos e principalmente não cedam a seus desejos quando eles agem dessa maneira. É preciso ensinar aos jovens que eles podem conquistar o que querem ou resolver seus conflitos por outros meios que não pela agressividade.


COMO OS PAIS DEVEM LIDAR COM O AUTORITARISMO DOS ADOLESCENTES?


A conversa é sempre a melhor opção, conforme diz a psicóloga clínica Elisa Villela, mestre e doutora em desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, os pais e educadores têm que ter flexibilidade para recepcionar as contribuições e questionamentos dos filhos. "Devem reconhecer o valor dos questionamentos dos adolescentes e de suas buscas de pensamento próprio. Os pais podem discordar, mas devem escutar os filhos e respeitar suas opiniões, mesmo que não cedam às suas reivindicações", diz Elisa. De acordo com a psicóloga, com o adolescente, diferentemente do que com as crianças, os pais devem se mostrar mais acessíveis e os limites podem ser mais negociados. "Mas uma postura mais rígida deverá ser tomada se as atitudes do adolescente o colocam ou colocam aos outros em risco. A regra básica é respeitar e exigir respeito", diz Elisa.


COMO OS PAIS  DEVEM EXERCER A AUTORIDADE DE UMA FORMA SAUDÁVEL SEM SE TORNAREM EXCESSIVAMENTE REPRESSORES?



A resposta para exercer a autoridade de forma saudável e sem cair na repressão é procurar sempre agir com calma, conforme afirma Aurélio Melo, professor de desenvolvimento humano do curso de psicologia da Universidade Mackenzie: "Pais devem procurar ser justos, calmos e, acima de tudo, amorosos. Muitos pais entram em guerra com seus filhos quando precisam lhes dizer "não" ou repreendê-los". 

No exercício da autoridade, é preciso equilíbrio. Como afirmava o historiador italiano Cesare Cantú: "a autoridade que não é equilibrada, é tirania". Pais que não impõem limites podem criar filhos mandões e autoritários. "Por outro lado, pais excessivamente repressores podem gerar filhos obedientes, mas incapazes de desenvolver uma ética madura", diz a psicóloga clínica Elisa Villela, mestre e doutora em desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). Ou seja, os jovens obedecem por medo e não pelo respeito. "A autoridade saudável é aquela exercida com constância, impondo limites e ao mesmo tempo dando segurança aos jovens", orienta Elisa.


JOVENS AUTORITÁRIOS PODEM SE TORNAR ARROGANTES?




A arrogância costumar andar de mãos dadas com o autoritarismo, conforme explica Aurélio Melo, professor de desenvolvimento humano do curso de psicologia da Universidade Mackenzie. "A arrogância é uma inabilidade em lidar com o outro, com o diferente, com as próprias fraquezas. É também uma forma de esconder os próprios defeitos", diz Aurélio.

FONTE:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Assista os vídeos educativos produzidos pelo CGI.br - Navegar é preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa - que de forma simples e divertida, informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, e oferecem dicas de como navegar com mais segurança na internet.